Mais informações? Fale Conosco!

SPDA - Inspeção do Sistema de Proteção de Descarga Atmosférica - Para-Raios

Quando um raio atinge um edifício protegido, a descarga elétrica percorre o para-raios, atinge o sistema de cabos e segue até atingir o solo. Sem a proteção, ou com projeto inadequado, o raio pode danificar a estrutura do edifício e percorrer as instalações elétricas, além de colocar em risco os condôminos que estiverem circulando pelas dependências do condomínio no momento em que ocorrer a queda do raio.

Se o condomínio possui o sistema, mas não sabe se está dentro das normas, deve se executar uma vistoria técnica, e projetar um novo sistema, quando necessário, de acordo com a norma NBR-5419/ 15 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Cabe ressaltar que se o sistema estiver em perfeito estado de funcionamento e adequado ao projeto original, não fica o mesmo obrigado a atender a nova NBR 5419/15, exceto se houver a criação de uma lei que obrigue.

Deve-se atentar também para a questão do seguro do prédio. Um sistema inadequado de SPDA pode gerar problemas na hora de receber a cobertura da seguradora, caso o motivo do sinistro esteja relacionado com a descarga elétrica.


    Diferencias

  • Isenção das informações, sendo imparcial na vistoria, uma vez que a Vila Velha não executa os reparos que possam vir a constar no laudo
  • Certificado emitido para o Condomínio informando a conformidade